quarta-feira, 27 de abril de 2016

Perdida na Serra

Um fim de semana com feriado à mistura é do melhor que há para sair da cidade e partir à descoberta de Portugal. Neste caso, decidimos fugir para a Serra da Estrela, mais precisamente para um pequeno oásis em pleno Unhais da Serra. Trata-se do H2otel. É um hotel de montanha, integrado na paisagem única da Serra e quem lá vai fica completamente rendido aos seus encantos e serviços! Dispõe de 90 quartos, dos quais 17 são suites e suites duplex, com uma deslumbrante paisagem sobre o vale glaciar da Alforfa na vertente sudoeste da Serra da Estrela.

Nós ficamos numa suite pois temos 2 crianças e os quartos apenas têm capacidade para acomodar 1 criança. A suite é muito ampla e confortável, com 2 janelas com uma vista encantadora!

Interior da suite, ideal para 2 adultos + 2 crianças

Vista da suite 201

A unidade integra ainda um Centro 100% Wellness denominado AQUADOME, constituído por quatro grandes áreas: AquaTermas, o mais moderno centro termal do país, onde a vertente das doenças respiratórias detém um elevado nível de especialização; AquaFisio, um completo centro de fisioterapia e osteopatia; AquaCorpus, para um encontro entre o corpo e a mente, associando alta estética a terapias orientais e o AquaLudic, o mais inovador conjunto de piscinas dinâmicas tematizadas com circuito celta.

Aqualudic

Foi no AquaLudic onde passamos grande parte do tempo, a ideia de haver um túnel que liga a piscina interior à piscina exterior é do melhor que há! Podemos estar a nadar dentro de água quentinha no exterior, quando está frio cá fora!

Desta vez não apanhamos neve em Unhais, estava um tempo excelente, tanto que nem estávamos à espera de encontrar neve quando subimos 2.000 metros até à Torre mas, qual foi o nosso espanto, estavam 4º graus e havia um montão de neve! Sorte a nossa foi ter pedido um trenó emprestado na recepção do hotel, não fosse haver neve, mas de facto tivemos sorte e ainda aproveitamos para fazer umas divertidas descidas de trenó!

Neve na Torre quase em maio!

À noite, saímos para jantar no restaurante temático Lenda Viriato. Tem pouco mais de 1 ano, fica a cerca de 300 metros do H2otel e é uma experiência gastronómica a não perder! É um restaurante medieval, onde todo o decór foi pensado ao mais ínfimo pormenor. Os empregados estão vestidos com roupa da época, as loiças são de barro vermelho e ao meio do jantar somos brindados com uma breve apresentação da história do Viriato, líder dos lusitanos. A comida é simplesmente divinal e o atendimento é 5*, tanto pelo profissionalismo como pela simpatia de quem está a servir. A ementa é variada (até tem um prato vegetariano!), composta por vários pratos típicos da região, tais como cabrito, veado, perdiz ou javali. Tudo o que provei é de chorar por mais e o acompanhamento de puré de maça é um ex-líbris do restaurante, combina lindamente com os pratos de carne.

Entrada do restaurante Lenda Viriato

Mesa colocada a preceito!

Caso tenham ficado com vontade de dar um saltinho até à Serra da Estrela, deixo-vos ficar aqui uma dica: façam as reservas do hotel com bastante antecedência (eu fiz em novembro para abril!), pois o hotel está sempre com lotação esgotada, principalmente aos fins de semana! E percebe-se bem porquê! :)